10 aplicativos que ajudam portadores de Doenças Crônicas a terem resultados motivacionais

10 aplicativos que ajudam portadores de Doenças Crônicas a terem resultados motivacionais

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas variando não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela condição.

Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e com uma longa duração podendo permanecer pelo resto da vida.

Muitas vezes não possuem cura e os pacientes precisam aprender a lidar com elas. No começo são silenciosas e normalmente não apresentam grandes riscos, mas é com o tempo que começam a causar problemas e necessitam de ajuda para o dia a dia. Deste modo, serão apresentados 10 aplicativos que vão ajudar pacientes a lidar melhor com suas condições.

Dica 1-  Aplicativo Samsung Backup Memory

A Samsung lançou o Backup Memory, um aplicativo que funciona como um estimulante para a memória de indivíduos que apresentam os primeiros sinais da doença de Alzheimer. Identificando familiares e amigos próximos, o aplicativo ajuda os pacientes a reconhecerem seu entorno, lembrando de sua relação com as pessoas identificadas e memórias que tenham compartilhado através de fotografias e vídeos.

Dica 2 – GreyMatters

GreyMatters é um aplicativo para iOs que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e de seus cuidadores. A proposta é, através de um livro interativo das histórias de vida do cliente com música e jogos, ajudar os pacientes e as famílias a preservarem memórias e a registrarem e compartilharem os momentos alegres do presente.

Dica 3 – BrainyApp

O BrainyApp propõe ser um aplicativo que vai ajudar as pessoas a fazer as escolhas corretas para a saúde do cérebro e, consequentemente, ajudar a reduzir o risco de Alzheimer.

Dica 4 – Diabetes Pal

O aplicativo permite que os usuários façam registro do índice glicêmico, peso e duração do sono, bem como adicionar notas. A interface redesenhada fornece gráficos extremamente visuais.

Dica 5 –  Parkinson mPower app (dispositivos iOS apenas)

Usando sensores do iPhone para medir e controlar os sintomas dos pacientes, incluindo tremor, equilíbrio e marcha, os canais do aplicativo armazena informações através de atividades especialmente concebidas. Jogo da memória, tocar o dedo, falar e caminhar são algumas das maneiras que os dados são recolhidos.

Dica 6 – Levante Pulso (iOS / Android)

Identifica, registra e calcula a magnitude do tremor da mão de uma pessoa usando sensores internos do telefone e algoritmos de ponta. Concebido como uma ferramenta de pesquisa útil, mas de interesse para portadores de Parkinson e seus familiares.

Dica 7 – DAF Professional (iOS / Android)

Um aplicativo de terapia da fala profissional fácil de usar, desenvolvido para ajudar as pessoas que gaguejam, como resultado do Parkinson. Isso ajuda a diminuir a taxa de expressão, de modo que soa mais claro para os outros.

Dica 8 – Aplicativo Hive

ONG Amigos da Vida lançará o aplicativo Hive, que tem como objetivo compartilhar informações e conhecimento entre os usuários da plataforma. Baseado em conceitos como “união, aceitação, prevenção, segurança e autoestima”. A tecnologia visa empoderar jovens por meio de informações sobre saúde sexual e tratamento precoce em casos de infecção.

Dica 9 – Esquadrão Prudence

O aplicativo Esquadrão Prudence é um jogo eletrônico em que, a cada vez que receber um download, será doada uma camisinha as ONGs Equipe Voluntária Brasil e Barong, envolvidas com a causa de conscientizar a todos sobre o risco do sexo desprotegido.

Dica 10 –  Deprexis

Deprexis é um aplicativo de ajuda no combate a depressão. Ele funciona de forma interativa, avaliando o usuário e mostrando o que ele sente durante toda a semana por 90 dias. Também são sugeridas soluções baseadas em terapia cognitivo-comportamental.