17 grupos de apoio a Doenças Crônicas no Facebook que você precisa acompanhar

17 grupos de apoio a Doenças Crônicas no Facebook que você precisa acompanhar

Conviver com uma Doença Crônica não é uma tarefa fácil. É viver em rotina de remédios e cuidados, algumas vezes em torno de preconceitos, dificuldades e limitações. O apoio e as informações são a chave para enfrentar a doença sem desânimo e sem exclusão. Afinal, ninguém está sozinho nessa luta!

Entender e conhecer a doença é o primeiro passo para a aceitação, e muito mais importante que isso é saber que você não é o único tentando combater o problema. Existem muitas outras pessoas, com histórias diferentes e informações preciosas que podem ajudá-lo a lidar melhor com você mesmo e com sua saúde.

Foi pensando nisso, que elaboramos uma lista de grupos de apoio no Facebook  que você precisa acompanhar. São pessoas que estão lidando com diversas doenças crônicas e compartilham diariamente suas experiências, dificuldades e superações.

Grupos de Apoio para portadores da doença Mal de Alzheimer

Conheça grupos de apoio no facebook
Grupos de apoio no Facebook para doenças crônicas

Grupos para formar e fortalecer amizades, relatar experiências e aprender a aceitar e lidar a o Mal de Alzheimer. A doença neurodegenerativa, que até o momento não possui cura, leva o indivíduo a perda de memória recente, movimentos reduzidos, dificuldade na execução de tarefas e na fala.

Acesse os links, solicite a participação nos grupos e encontre mais força para administrar a doença:

  • Alzheimer, grupo de apoio Anjos que Cuidam: Acesse
  • Grupo de Apoio a familiares de pessoas com Alzheimer: Acesse
  • Alzheimer diário do esquecimento: Acesse
  • 1 Sujeito chamado Alzheimer: Acesse
  • Alzheimer Notícias: Acesse

Grupos de Apoio para portadores do Diabetes

Indivíduos que sofrem com o Diabetes precisam estar sempre com alimentação controlada, já que a doença é relacionada a grande quantidade de açúcar no sangue. Muitos portadores da doença precisam aprender a fazer sua própria comida e se alimentar com cautela. Pensando nisso, separamos alguns grupos para você portador de Diabetes, alguns grupos com dicas para uma alimentação regrada e saudável, além de pessoas que possuem a mesma doença e compartilham experiência diariamente.

  • Receitas e dicas para diabéticos: Acesse
  • Receitas para diabéticos: Acesse

Grupos de Apoio para pessoas que sofrem de Depressão

A depressão leva o indivíduo à níveis de tristeza do mais leve ao mais profundo, acarretando em exclusão social, ansiedade, síndromes de pânico e desânimo absoluto. Além disso, o emocional abalado de uma pessoa pode afetar de maneira significativa em sua rotina e sua saúde física.

O contato com outras pessoas que possam entender, se sensibilizar e apoiar é de extrema importância para o tratamento da Depressão. O fato de serem grupos online torna a experiência mais fácil, já que não é necessário sair de casa para conhecer pessoas que passam pelo mesmo problema. Claro que nunca deve ser descartado o tratamento correto e mais eficaz de uma terapia psicológica ou psiquiátrica.

Grupos de Apoio para pessoas com Câncer

O câncer acomete diversas pessoas todos os dias e pode atingir várias partes do corpo humano. Se não tratada, a doença leva ao óbito e durante seu tratamento muitos entram em depressão, desanimam e enfraquecem.

Os processos que devem ser realizados após a descoberta do câncer são cansativos, com medicamentos fortes e exames rotineiros. Mas a luta contra a doença não é uma batalha impossível e deve ser enfrentada com muita coragem. O apoio de amigos e familiares são de extrema importância tanto psicológica quanto física.

Os grupos oferecem apoio emocional, troca de experiências e dicas de tratamentos complementares para alívio de dores e melhora da auto estima.

  • Câncer de mama: Acesse
  • Cancer Tem Cura: Acesse
  • Combate ao Câncer – Juntos pela CURA!: Acesse
  • Câncer sem neura: Acesse

Grupos de Apoio para portadores de HPV/AIDS

A Aids faz parte das doenças crônicas transmissíveis causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. Esse vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Ele transforma a vida do indivíduo por completo, pois para conviver com a doença é preciso inserir coquetéis medicamentosos e exames à rotina. Ainda não existe uma cura para a Aids e além disso, infelizmente, muitos sentem-se excluídos perante a sociedade por possuir tal doença transmissível.

Não é necessário sentir-se sozinho e abandonado. Com os avanços da tecnologia na área da medicina é possível ter uma vida bem próxima do normal mesmo com a doença. E muitos grupos atualizam informações e notícias diárias sobre tratamentos complementares, cuidados que devem ser tomados, além de compartilharem experiências como portadores do vírus HIV. Encontre amigos e apoio para driblar os obstáculos da Aids em sua vida.

  • Soropositivos – Brasil e o Mundo: Acesse
  • Vida & Amor Positivo: Acesse

Grupos de Apoio para portadores de Doenças Crônicas

Existem também grupos destinados a um conjunto de doenças crônicas. Os assuntos vão desde de dicas de cuidados diários até trocas de experiências de quem as possui. Participe, encontre conforto e interação com pessoas que vivem com as doenças.

  • Grupo de apoio – Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico e Doenças Crônicas!: Acesse
  • Diabetes, Hipertensão e outras doenças crônicas – Grupo de Apoio TDB: Acesse
Programa de suporte ao paciente e diagnóstico
Programa de suporte ao paciente e diagnóstico
error: Conteúdo Protegido!