As 10 razões pelas quais as pessoas têm sucesso no tratamento de doenças crônicas

As 10 razões pelas quais as pessoas têm sucesso no tratamento de doenças crônicas

As doenças crônicas são temidas pela população, pois submetem seus portadores a tratamentos rigorosos a longo período, indeterminado, e sem certeza de suas causas. A cura também é desconhecida, sendo o tratamento a melhor opção para o controle da doença.

A transformação da rotina diária, a alimentação e exercícios são incluídos no período de terapia como fundamentais para um bom resultado. Seguir as prescrições médicas e acreditar que todas as mudanças na vida após a descoberta da doença irão controlá-la com sucesso já torna o tratamento mais fácil e eficaz.

1 – Apoio Familiar

O apoio familiar torna-se um dos pilares principais para o enfrentamento da doença. É preciso força e determinação para manter o tratamento e seguir todas as prescrições, e é a família que muitas vezes sustenta a vontade do portador de continuar seu tratamento.

Os entes queridos auxiliam fisicamente e psicologicamente no tratamento, mantendo o paciente mais calmo e menos ansioso. Saber que há pessoas o apoiando e que o querem bem melhora a auto estima, qualidade de vida e aumenta a esperança na eficácia da terapia.

2 – Informações sobre a doença

Para aprender a lidar com a doença e todos os desafios que ela introduz na vida do paciente, é preciso conhecê-la. Informações sobre as possíveis causas, pois são incertas, como age no organismo, quais seus níveis e em qual o indivíduo se encontra, como o tratamento influencia a doença, entre outras coisas importantes.

Entender o que se passa com o corpo e o que está sendo enfrentado torna o enfrentamento mais eficaz e leve.

3 – Disponibilidade de respostas para dúvidas frequentes

São muitas as dúvidas após o diagnóstico de uma doença crônica e todas as questões devem ser respondidas. As dúvidas podem levar a descrença e não acreditar no tratamento é o primeiro passo para a não adesão ou abandono da terapia.

4 – Acesso à saúde e facilidade na adesão de medicamentos

A ida ao médico é frequente e os remédios são diários, portanto um fácil acesso à consultas e especialistas faz com que o acompanhamento seja contínuo e o incentivo a melhora do paciente é maior.

Obter medicamentos com descontos ou em locais que beneficiam os pacientes também torna mais fácil o financiamento do tratamento.

O indivíduo se vê beneficiado em meio a suas dificuldades sendo portador de doenças crônicas. Sendo assim, não há tantos empecilhos em continuar o tratamento e a chance de interrompê-lo é reduzida.

5 – Alimentação saudável e balanceada

As 10 razões pelas quais as pessoas têm sucesso no tratamento de doenças crônicas
Como ter sucesso no tratamento de doenças crônicas

A alimentação pode ser capaz de auxiliar na melhora física e psicológica do paciente. O consumo de alimentos saudáveis agrega bem estar, qualidade de vida e ainda repõe nutrientes e vitaminas no organismo.

Na maioria dos casos, a alimentação é um controle fundamental para o sucesso do tratamento. Mas consultar um nutricionista é essencial antes de qualquer mudança de hábitos alimentares.

6 – Prática de exercícios

Os exercícios mantém o corpo ativo e funcionando. São as atividades físicas que permitem melhor resistência, força, equilíbrio, flexibilidade, mobilidade, ossos saudáveis e mais fortes, melhor frequência cardíaca, além de ser um ótimo passatempo.

Porém, antes de começar qualquer exercício é necessário consultar um médico para avaliar quais atividades físicas podem ser feitas.

7 – A busca por profissionais da saúde

A doença exige de todas as áreas do corpo humano, seja físico ou psicológico. E muitas vezes será necessário um psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros, e outros especialistas.

Não hesitar na busca por esses profissionais é muito importante, pois são eles que ajudarão o paciente a enfrentar a doença sem que perca a qualidade de vida.

8 – Grupos de Apoio

Os grupos de apoio auxiliam o paciente a enfrentar a doença e mostra que o mesmo não está sozinho nessa. Ele irá conhecer casos e pessoas que lutam assim como ele no combate às doenças crônicas.

Fazer parte de um grupo pode ajudar no aprendizado e socialização.

9 – Não se automedicar

Os medicamentos receitados pelos médicos são próprios e específicos para cada caso de doença crônica, já que em cada paciente se manifesta com suas particularidades.

É preciso confiar na eficácia do remédio ou alertar o médico quando não estiver sentindo melhoras significativas.

10 – Acreditar no Tratamento

Acreditar e confiar que o tratamento irá trazer grandes benefícios é dizer para o cérebro que está preparado para enfrentar os desafios e que irá valer a pena. Isso fortalece o paciente que irá se empenhar ainda mais na luta contra a doença.

A AzimuteMed garante mais sucesso nos tratamentos de portadores de doenças crônicas oferecendo todo suporte e apoio necessário. Nosso atendimento é especializado em um atendimento humanizado e tecnológico, disponibilizando facilidades na área da saúde, informando e tirando dúvidas do indivíduo.

Nossa função é cuidar para que o doente crônico enfrente a doença com mais facilidade e fácil acesso à saúde, pois este merece toda atenção e suporte.

Programa de suporte ao paciente e diagnóstico
Programa de suporte ao paciente e diagnóstico
error: Conteúdo Protegido!