As doenças crônicas são temidas pela população, pois submetem seus portadores a tratamentos rigorosos a longo período, indeterminado, e sem certeza de suas causas. A cura também é desconhecida, sendo o tratamento a melhor opção para o controle da doença.
A transformação da rotina diária, a alimentação e exercícios são incluídos no período de terapia como fundamentais para um bom resultado. Seguir as prescrições médicas e acreditar que todas as mudanças na vida após a descoberta da doença irão controlá-la com sucesso já torna o tratamento mais fácil e eficaz.
1 – Apoio Familiar
O apoio familiar torna-se um dos pilares principais para o enfrentamento da doença. É preciso força e determinação para manter o tratamento e seguir todas as prescrições, e é a família que muitas vezes sustenta a vontade do portador de continuar seu tratamento.
Os entes queridos auxiliam fisicamente e psicologicamente no tratamento, mantendo o paciente mais calmo e menos ansioso. Saber que há pessoas o apoiando e que o querem bem melhora a auto estima, qualidade de vida e aumenta a esperança na eficácia da terapia.
2 – Informações sobre a doença
Para aprender a lidar com a doença e todos os desafios que ela introduz na vida do paciente, é preciso conhecê-la. Informações sobre as possíveis causas, pois são incertas, como age no organismo, quais seus níveis e em qual o indivíduo se encontra, como o tratamento influencia a doença, entre outras coisas importantes.
Entender o que se passa com o corpo e o que está sendo enfrentado torna o enfrentamento mais eficaz e leve.
3 – Disponibilidade de respostas para dúvidas frequentes
São muitas as dúvidas após o diagnóstico de uma doença crônica e todas as questões devem ser respondidas. As dúvidas podem levar a descrença e não acreditar no tratamento é o primeiro passo para a não adesão ou abandono da terapia.
4 – Acesso à saúde e facilidade na adesão de medicamentos
A ida ao médico é frequente e os remédios são diários, portanto um fácil acesso à consultas e especialistas faz com que o acompanhamento seja contínuo e o incentivo a melhora do paciente é maior.
Obter medicamentos com descontos ou em locais que beneficiam os pacientes também torna mais fácil o financiamento do tratamento.
O indivíduo se vê beneficiado em meio a suas dificuldades sendo portador de doenças crônicas. Sendo assim, não há tantos empecilhos em continuar o tratamento e a chance de interrompê-lo é reduzida.
5 – Alimentação saudável e balanceada

A alimentação pode ser capaz de auxiliar na melhora física e psicológica do paciente. O consumo de alimentos saudáveis agrega bem estar, qualidade de vida e ainda repõe nutrientes e vitaminas no organismo.
Na maioria dos casos, a alimentação é um controle fundamental para o sucesso do tratamento. Mas consultar um nutricionista é essencial antes de qualquer mudança de hábitos alimentares.
6 – Prática de exercícios
Os exercícios mantém o corpo ativo e funcionando. São as atividades físicas que permitem melhor resistência, força, equilíbrio, flexibilidade, mobilidade, ossos saudáveis e mais fortes, melhor frequência cardíaca, além de ser um ótimo passatempo.
Porém, antes de começar qualquer exercício é necessário consultar um médico para avaliar quais atividades físicas podem ser feitas.
7 – A busca por profissionais da saúde
A doença exige de todas as áreas do corpo humano, seja físico ou psicológico. E muitas vezes será necessário um psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros, e outros especialistas.
Não hesitar na busca por esses profissionais é muito importante, pois são eles que ajudarão o paciente a enfrentar a doença sem que perca a qualidade de vida.
8 – Grupos de Apoio
Os grupos de apoio auxiliam o paciente a enfrentar a doença e mostra que o mesmo não está sozinho nessa. Ele irá conhecer casos e pessoas que lutam assim como ele no combate às doenças crônicas.
Fazer parte de um grupo pode ajudar no aprendizado e socialização.
9 – Não se automedicar
Os medicamentos receitados pelos médicos são próprios e específicos para cada caso de doença crônica, já que em cada paciente se manifesta com suas particularidades.
É preciso confiar na eficácia do remédio ou alertar o médico quando não estiver sentindo melhoras significativas.
10 – Acreditar no Tratamento
Acreditar e confiar que o tratamento irá trazer grandes benefícios é dizer para o cérebro que está preparado para enfrentar os desafios e que irá valer a pena. Isso fortalece o paciente que irá se empenhar ainda mais na luta contra a doença.
A AzimuteMed garante mais sucesso nos tratamentos de portadores de doenças crônicas oferecendo todo suporte e apoio necessário. Nosso atendimento é especializado em um atendimento humanizado e tecnológico, disponibilizando facilidades na área da saúde, informando e tirando dúvidas do indivíduo.
Nossa função é cuidar para que o doente crônico enfrente a doença com mais facilidade e fácil acesso à saúde, pois este merece toda atenção e suporte.
