COVID-19 e os desafios dos profissionais da saúde

COVID-19 e os desafios dos profissionais da saúde

Heróis na Pandemia – Conheça os desafios que os profissionais da saúde estão enfrentando

O mundo enfrenta hoje uma grande crise de saúde pública que ameaça vidas, prejudica economias e ainda abala a saúde mental de todos. Os profissionais envolvidos na linha de frente no combate ao COVID-19 estão ainda mais expostos aos riscos. Podendo desenvolver quadros de ansiedade no ambiente de trabalho, afinal a preocupação de contaminar a própria família e a si mesmo preocupa qualquer um.  

Postos de saúde, hospitais e clínicas particulares estão enfrentando a superlotação, falta de estrutura e equipamentos essenciais à prevenção ao vírus. Médicos, enfermeiros e profissionais da saúde em geral, passam por uma quarentena diferente, precisando estar a maior parte do tempo dentro dos hospitais, longe de suas famílias. 

Nossos profissionais da saúde estão mudando suas rotinas para enfrentar a doença, há quem tenha saído de casa para não correr o risco e infectar a própria família. Os que precisam voltar para casa, passam por rigorosos processos de esterilização ainda na porta, antes de entrar. 

A rotina pesada junto a incerteza de ver um fim na pandemia, aumentam o estresse. Muitos hospitais não estão recebendo os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e os profissionais reclamam por não terem sido treinados previamente sobre procedimentos a serem seguidos para lidar com a doença. 

O juramento solene que esses profissionais da saúde fizeram no momento de suas formaturas, consagrando suas vidas ao serviço da humanidade, a saúde e o bem-estar de seus pacientes, sendo eles as suas primeiras preocupações, respeitando a autonomia e a dignidade, guardando o máximo respeito pela vida humana, está fazendo com que eles sejam vistos como heróis pela população. 

A Azimute Med tem um belo exemplo de profissionais corajosos, que se arriscam diariamente em prol do bem estar dos pacientes.

Através da visitação domiciliar, que visa o acompanhamento de um especialista em saúde na casa do paciente, levamos informação, apoio, amor e humanização às pessoas que participam dos nossos programas.

Ainda mais na pandemia, um momento de incertezas e medos para toda a população, entendemos que continuar com esse trabalho é imprescindível para a melhora do quadro dos pacientes, por isso, nossos visitadores continuam com essa jornada.

De acordo com o depoimento do nosso enfermeiro Amauri Souza, os cuidados de higiene são imprescindíveis em sua rotina, pois além de proteger a si mesmo, ele protege seus pacientes e a sua família. Com muito bom humor ele relata que a parte positiva das visitas, é manter o atendimento humanizado para aqueles que precisam e continuar com o contato humano.

Em meio ao caos, devemos todos enaltecer ainda mais o trabalho dessas pessoas que estão na linha de frente da saúde, colocando a própria saúde em risco para salvar outras vidas. 

Fontes: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/23/as-dificuldades-dos-profissionais-da-saude-durante-a-pandemia-da-covid-19.htm

Leia também: Em tempos de COVID-19, como prevenir doenças respiratórias?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Conteúdo Protegido!