Sedentarismo, obesidade, alimentação inadequada, fumo, álcool e estresse estão entre os fatores que elevam o número de casos de morte no mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – são responsáveis por mais de 70% dos óbitos, o equivalente a 41 milhões de falecimentos.
“É preciso manter hábitos de vida saudáveis, praticar exercícios regularmente e ter uma dieta balanceada”, recomenda Mariany Querioz, enfermeira especializada em Oncologia e supervisora da AzimuteMed, que é referência no desenvolvimento de programas de diagnóstico, suporte ao paciente, SAC e farmacovigilância. A indústria farmacêutica é seu principal cliente.

Mariany ressalta também que os portadores de doenças crônicas além de tomar a medicação prescrita pelo médico, devem realizar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada. “A mudança de hábitos e um novo estilo melhoram a qualidade de vida e bem-estar”.
Dicas para uma vida saudável:
- Controle o sal ou açúcar.
- Evite alimentos industrializados.
- Adote uma dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura.
- Não fume.
- Não consuma álcool diariamente ou em excesso.
- Se prescrito, tome o remédio de acordo com as recomendações do médico.
- Não interrompa o uso da medicação por conta própria.
Programas de apoio ao paciente
A AzimuteMed atende mais de 1 milhão de indivíduos portadores das mais diversas doenças, de patologias crônicas à raras – da diabetes, hipertensão ao câncer, proporcionando adesão ao tratamento, facilitando o acesso a medicamentos e orientando sobre os cuidados e prevenção. “É nosso papel colaborar com a melhoria da saúde de cada cidadão, por isso desenvolvemos programas que pagam pelo diagnóstico mais rápido e oferecem serviços de educação, apoio, atenção e carinho ao indivíduo, para que ele entenda e conviva melhor com a doença”, declara Luciana Lauretti, CEO da AzimuteMed.
Ela conclui: “Com os nossos serviços, contribuímos para melhorar o bem-estar e ampliar o acesso e cobertura de saúde para toda a população”.
Sobre a AzimuteMed
A AzimuteMed atende todo o Brasil, conta com 282 colaboradores e 847 visitadores, que vão ao encontro dos pacientes sempre que necessário. Sanofi, Novartis, Sul América Saúde e Pfizer são alguns de seus clientes.
O atendimento é feito por profissionais de saúde – educadores, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos- que se especializam na orientação para cada doença e respectivo tratamento. Os contatos são feitos com base no conceito de atendimento humanizado, com linguagem acessível. Ao ingressar no programa, a primeira conversa é pelo telefone. Em seguida, o paciente poderá receber visitas presenciais ou online (através de videoconferência), e-mails e mensagens de texto via celular.
