Blog

#DiadaInfância

24 de agosto – Dia da Infância – Data criada pela UNICEF

A infância é um período que merece atenção especial, aqui é onde ocorre toda a formação de um ser humano. O desenvolvimento físico, cognitivo e formação da personalidade são traçados nos primeiros anos de vida. É neste momento que se forma o adulto do futuro.

Essa fase é tão importante, que hoje no país temos políticas públicas voltadas exclusivamente para o marco da primeira infância. Entende-se que os primeiros mil dias de vida (desde a gestação até os dois anos de vida) representam uma fase de grande importância no que se refere ao desenvolvimento neurológico, cognitivo e emocional da criança.

A ideia principal deste dia é trazer à tona reflexões sobre as condições de vida das crianças de todo o mundo. Sabe-se que para um desenvolvimento adequado e feliz são necessários direitos básicos como alimentação, moradia, saúde, educação, dignidade, cultura, liberdade e boa convivência. Por isso, é necessário garantir que as crianças cresçam longe de ambientes de exploração, negligência e violência e ao mesmo tempo, ter um olhar cuidadoso e eficaz para as crianças que infelizmente vivem neste contexto.

Toda criança deve ter seus direitos garantidos e protegidos por cada um de nós, como cidadãos, pais, profissionais em saúde e todos os que lidam com as crianças diariamente. A construção deste futuro também depende das nossas ações e são elas que irão refletir positivamente na formação dos indivíduos do amanhã.

A nossa obstetriz e consultora em aleitamento materno, Bruna Seleiro Santos, faz um convite especial para você refletir sobre esta data e olhar com carinho para as nossas crianças, pois elas são o nosso compromisso com a sociedade!

#amamentação #agostodourado #SemanaMundialDaAmamentação #azimutemed