Doenças crônicas: Uma introdução

Doenças crônicas: Uma introdução

As doenças crônicas são caracterizadas pela progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente. Entre as doenças crônicas mais comuns temos as: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPO, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).

E segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% das mortes no mundo, e no Brasil são a causa de quase 74% dos óbitos.

Contudo, a doença crônica, na maioria das vezes pode ser prevenida ou controlada, possibilitando viver com qualidade. Para isso é preciso, em primeiro lugar, conhecer a doença e, em segundo, tratá-la de forma correta, completa e contínua.

Quais as Causas das Doenças Crônicas?

De acordo com especialistas as doenças crônicas não estão associadas a uma causa única, normalmente são decorrentes de diversos fatores, tais como:

  • Obesidade;
  • Doença congênita (que se adquire com o nascimento);
  • Doença genética (produzida por alterações no DNA);
  • Comorbidades (coexistência de doenças);
  • Hábitos de saúde

Prevenções e Tratamentos

Grande parte das doenças crônicas está relacionada com idade, maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse. Portanto, os tratamentos vão além de medidas medicamentosas. As mudanças em hábitos diários e dietas reguladas e controladas são essenciais no processo. Além disso, o atendimento clínico para o tratamento dessas doenças deve ser acompanhado de psicologia, fisioterapia, nutrição e entre outros.

Médicos como cardiologistas, pneumologistas, alergologistas, reumatologistas, especialistas em geriatria, oncologia, urologia, gastroenterologista e ginecologia são alguns dos profissionais que poderão ajudar o paciente a fazer o tratamento adequado.

Terapias como a acupuntura, massagens, hidroterapia e outras que podem ajudar e trazer alívio ao paciente e são indicadas como complementares ao tratamento.

Programas de Suporte para Pacientes Crônicos

A Azimute Med oferece o Programa de Crônicos, todo o apoio e atendimento necessário à portadores de doenças crônicas. Acompanhamos cada caso de maneira individual e personalizada, disponibilizando maior acessibilidade a diagnósticos e tratamentos.

Doenças Crônicas acometem milhares de pessoas todos os anos e seu diagnóstico, assim como o tratamento, devem ser acompanhados por profissionais capacitados. A AzimuteMed conta com parceiros profissionais de saúde – educadores, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos – na orientação precisa a respeito de cada doença e seu respectivo tratamento.

Somos especialistas em suporte a pacientes com doenças crônicas como AIDS, Hipertensão, Esclerose Múltipla, Câncer, Lúpus, Asma Grave, Diabetes, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, Artrite reumatóide e Fibromialgia, Epilepsia, Síndrome de Duchene, Hemofilia e Obesidade.

A AzimuteMed está sempre antenada e buscando inovações tecnológicas na área de atendimento à saúde para melhor abordagem e acompanhamento ao paciente.

Juntamente com recursos de inteligência artificial, aplicativos interativos e materiais educativos, prezamos pela melhor experiência do usuário, o mantendo sempre atento ao tratamento, respondendo e orientando em casos de dúvidas, lembrando-o sobre os horários de seus medicamentos ou ainda como deve ser feito todo o processo de cuidados.

Programa de suporte ao paciente e diagnóstico
Programa de suporte ao paciente e diagnóstico
error: Conteúdo Protegido!