Doenças Raras

Home / Doenças Raras
Conheça o programa de suporte a doenças raras da Azimute

Programas de suporte de doenças raras

Doenças Raras

As doenças raras são designadas desta forma por afetarem um pequeno número de pessoas se comparado com a população em geral e, quando diagnosticadas, são levantadas questões específicas à sua raridade. Possuem ampla diversidade de sinais e sintomas que podem variar de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.

As doenças raras podem ser classificados como:

  • degenerativas;
  • proliferativas.

Essas doenças são crônicas, progressivas e incapacitantes, muitas vezes podem ser degenerativas afetando a qualidade de vida do indivíduo, e em situações extremas, levar à morte.

Infelizmente, a maioria das doenças raras não possuem cura e seu tratamento consiste em um acompanhamento médico contínuo, com ajuda de profissionais na àrea de fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia, entre outros, para alívio dos sintomas ou para retardar seu desenvolvimento.

Enquanto a maioria das doenças genéticas são raras, nem todas as doenças raras são causadas por alterações genéticas e a maioria delas ainda não possuem diagnóstico de causas conhecidas.

Quais são os principais sintomas das doenças raras?

Quando se trata de doenças raras não há sintomas e sinais específicos. Cada organismo apresenta e reage de maneira diferente à elas, o que tornam as características iniciais diversas.

Os principais sinais, sintomas e características das doenças raras são:

  • As doenças raras geralmente são crônicas, progressivas, degenerativas e muitas vezes com risco de morte;
  • Não existe uma cura eficaz existente, mas há medicamentos para tratar os sintomas;
  • Alteram a qualidade de vida da pessoa e, muitas vezes, o paciente perde autonomia para andar, comer, sentar, respirar.

Quais são as causas das doenças raras?

As causas e origem das doenças raras ainda são desconhecidas, mas estudos demonstram que 80% de todos os casos têm origem genética/hereditária, sendo que alguns outros fatores também podem contribuir.

As principais causas das doenças raras são:

  • fatores genéticos/hereditários;
  • infecções bacterianas ou virais;
  • infecções alérgicas e ambientais.

O Diagnóstico de uma Doença Rara

Uma pessoa diagnosticada com um doença rara enfrenta diversos problemas desde o aparecimento da enfermidade, dentre elas está a dificuldade em receber um diagnóstico correto e as inúmeras dúvidas não respondidas corretamente durante o tratamento. Foi pensando nisso que a AzimuteMed nasceu, para dar apoio e auxílio necessário a portadores de Doenças Crônicas.

Oferecemos facilidade e alta tecnologia no atendimento a pessoas com doenças raras, tornando o tratamento mais leve e com acessibilidade a recursos de última geração.

Além de sermos referência em Programas de Suporte ao Paciente, também possuímos o Programa de Suporte ao Diagnóstico, acompanhando cada caso de maneira individual e personalizado desde o descobrimento da doença.

Fale com Nossa Equipe

Dúvidas e informações? Fale conosco, será um prazer atendê-lo(a).