Farmacovigilância

Home / Farmacovigilância
Como a farmacovigilância atua

Trabalhos de Farmacovigilância

Farmacovigilância

Você sabia que a AzimuteMed acompanha e registra os eventos adversos de todos os seus medicamentos? Esse trabalho é feito pela equipe de Farmacovigilância e consiste em detectar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos ou qualquer outro efeito relacionado à administração de medicamentos.

Por meio deste constante monitoramento, conseguimos antecipar riscos que não haviam sido identificados, avaliar a necessidade de atualização da bula do medicamento e, até mesmo, se é necessária a implementação de alguma outra ação adicional, como por exemplo: a distribuição de cartas aos profissionais de saúde, a fim de alertar sobre um novo risco ou restrição de bula, distribuição de materiais educacionais para os profissionais de saúde, visando a melhor orientação do paciente por meio deste profissional, campanhas educativas para a população sobre estes riscos, entre outros.

Cenários de Farmacovigilância

Existem diferentes cenários de Farmacovigilância, sendo o evento adverso o mais conhecido. O evento adverso refere-se a qualquer indício desfavorável ou não intencional, sintoma ou doença, associado ao uso de um medicamento independentemente de estar ou não relacionado a este produto.

Além dos eventos adversos, os cenários de Farmacovigilância também incluem:

  • Uso indevido de medicamento ou de forma diferente da recomendada em bula;
  • Abuso do medicamento: uso intencional, persistente ou esporádico de medicamentos para fins não terapêuticos;
  • Falta de eficácia: quando o medicamento não surte o resultado esperado;
  • Superdosagem: uso de medicamentos acima da dose diária recomendada em bula (acidental ou intencional);
  • Exposição durante a gravidez ou amamentação: uso de medicamentos por pacientes gestantes ou em período de amamentação;
  • Exposição ocupacional: contato acidental com um medicamento durante atividade profissional.

Azimute: Referência em Programas de Suporte ao Paciente

Você tem um papel fundamental na atualização de informações de segurança de um medicamento ao comunicar eventos adversos apresentados por você, amigos e familiares durante ou após o tratamento. Estas informações são tratadas de forma confidencial e contribuem para a contínua avaliação do perfil benefício-risco dos medicamentos.

A AzimuteMed impacta a vida de mais de 750 mil pessoas, que participam de programas personalizados desenvolvidos para dezenas de doenças e condições de saúde como: Artrite Psoriásica, Artrite Reumatoide, Diabetes, Doença de Gaucher, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Esclerose Múltipla, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia, Gestação de risco e recém-nascido de alto risco, Hipertensão, Complicações por depósito de ferro e Câncer de pulmão estão entre elas.

Os suportes e contatos são feitos com base no conceito de atendimento humanizado, com linguagem acessível. Ao ingressar no programa, a primeira conversa é pelo telefone. Em seguida, o paciente poderá receber visitas presenciais ou online (através de videoconferência), e-mails e mensagens de texto via celular. A equipe realiza uma média de 1,1 mil visitas mensais e 2,9 mil contatos diários por telefone.

Fale com Nossa Equipe

Dúvidas e informações? Fale conosco, será um prazer atendê-lo(a).