Trabalhar e cuidar dos filhos: dicas para as mães em home office

Trabalhar e cuidar dos filhos: dicas para as mães em home office

Em tempos de pandemia, ser mãe de filhos pequenos e ainda ter que trabalhar em casa, pode ser realmente desafiador. Agora, com uma rotina diferente, as mães que contavam com algum tipo de ajuda, seja dos avós, babás ou creches, estão diante de um novo cenário.  

Uma pesquisa recente realizada pela startup Pin People, revela que a experiência de trabalho remoto tem sido mais difícil para as mães. A pesquisa sugere que 40% dos colaboradores não estão bem emocionalmente e estão com a saúde mental mais crítica. Esse levantamento foi realizado com 30 mil trabalhadores do Brasil e de outros países da América Latina. 

Foi pensando nesse cenário, que trouxemos algumas dicas para ajudar você, mãe, a passar por este momento da melhor maneira possível.

Organize o tempo

Nem tudo são flores, mas é essencial que você tente planejar os horários. Tanto para trabalhar, quanto para dar atenção aos pequenos. 

Planejar as atividades

Se a criança já tem entendimento, ótimo, caso contrário é aqui que entra o planejamento das atividades. Enquanto você trabalha, deixe disponíveis canetinhas, lápis de cor, papéis, vídeos infantis no Youtube, etc. 

Ter foco

A gente sabe que a rotina é puxada e ter foco muitas vezes é difícil. Por isso, tente fazer uma coisa de cada vez. Se está trabalhando não tente limpar a casa ou lavar a roupa. Dispersar o foco contribui para que cada tarefa não seja realizada de maneira eficaz.. 

Alimentação

A alimentação saudável é importante para toda a família. Manter a organização do que será consumido durante toda a semana ajuda bastante. Você pode cozinhar o feijão, reservar em porções para o consumo na hora e o que sobrar congelar. O preparo de comidas rápidas também pode ser de grande ajuda, como frango, carne moída e uma saladinha todos os dias. 

Atividade com as crianças

Já falamos aqui sobre planejamento de atividades para os pequenos enquanto você trabalha. Mas tudo isso pode não ser suficiente para eles gastarem energia. Reserve um tempo para passar com eles e realizar atividades diferenciadas, como esconde esconde, dançar, brincar de adivinhar, uma caça ao tesouro, acampar em casa utilizando lençóis e cobertores, desfile de moda, patinação de meias, quebra-cabeças. Aqui a imaginação pode ir longe. 

Se as crianças estão em idade escolar e fazendo as aulas online, é importante estabelecer uma rotina, como, por exemplo, continuar acordando e dormindo no mesmo horário, ajudá-los com o dever de casa. Mesmo com toda a rotina, entretê-los é essencial. 

Para as mães de pets, o fato de você estar em casa torna a rotina do seu bichinho diferente também. Os que estão acostumados a passar o dia sozinhos, agora podem querer cobrar a sua atenção. Afagos durante o dia confortam o seu pet e também auxilia no alívio do stress. Existem alguns brinquedos para mordeduras extra fortes que são mais difíceis de se estragarem ao longo do tempo, principalmente os de nylon, esse tipo de brinquedo entretém mais seu peludo, faz gastar mais energia e assim, certamente ele vai tirar uma soneca mais longa durante o dia.

Você mãe que está trabalhando a partir da sua casa, lembre-se que você não é só mãe ou esposa, é mulher em toda a sua singularidade, portanto cuide da sua saúde mental e procure um momento só para você. 

Fontes:
https://tribunaonline.com.br/home-office-e-mais-dificil-para-maes-mostra-pesquisa

Leia também: Vantagens do Home Office em meio a pandemia

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Conteúdo Protegido!