Engana-se quem acredita que a obesidade é resultado apenas de maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos regulares. A obesidade é uma doença crônica multifatorial e a genética tem um papel importante no mapeamento e detecção da doença. Ela não é um problema de cunho unicamente estético, mas sim de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade aumentou 67,8% nos últimos 10 anos. 55,7% da população está acima do peso, o que contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares, refluxo gastroesofágico, cirrose entre outras doenças.
Segundo a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e a Síndrome Metabólica), até 2025 2,3 bilhões de adultos estarão com excesso de peso e o número de crianças poderá chegar a 75 milhões.
A melhor forma de combater a obesidade começa na prevenção. Se diagnosticado, quanto mais cedo o tratamento se inicia, melhor a qualidade de vida do paciente. Atualmente, uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são a base do tratamento para controlar o peso. Com uma avaliação médica e nutricional, com a conscientização do paciente, é possível avaliar o caso e prosseguir com uma série de tratamentos alternativos além da cirurgia bariátrica.
Inibidores de apetite e a obesidade
A utilização de fármacos aprovados para o tratamento da obesidade são indicados apenas quando a orientação nutricional somada à atividade física não obtiver êxito.
Fitoterapia no tratamento à obesidade
Moderadores de apetite, aceleradores de metabolismo, medicamentos fitoterápicos com a finalidade de emagrecimento já vem sendo utilizados. Eles auxiliam no controle de ingestão excessiva de alimentos e no combate ao colesterol. Considerados medicamentos de baixo custo, também tem efeito antioxidante e diurético, além de efeitos colaterais mínimos.
Nutro terapia
É um plano alimentar preparado de acordo com as necessidades do paciente, tomando todos os cuidados para manter o equilíbrio entre Macronutrientes, Macrominerais e Microminerais, mantendo o organismo em harmonia com aquilo que ele necessita.
Chá-verde
O chá-verde é eficaz para o tratamento da obesidade. Seus mecanismos moleculares exercem redução do peso e gordura corporal aumentando a oxidação lipídica, o gasto energético, diminuição da diferenciação de adipócitos e morte celular de adipócitos maduros.
Acupuntura
A prática terapêutica da medicina tradicional chinesa traz efeitos benéficos no tratamento, podendo melhorar diversos aspectos na vida do paciente, como sintomas de depressão, controle da ansiedade e autoestima.
Contudo, a ciência continua avançando e especialistas estudam novos métodos que podem auxiliar na prevenção e combate à obesidade.
Proteínas e a queima de gordura
O estudo realizado pelo Joslin Diabetes Center em Boston, nos Estados Unidos, está tentando desenvolver um medicamento que pode ajudar no tratamento de obesidade, diabetes e doenças metabólicas. Os cientistas descobriram que algumas categorias de proteínas FGV podem inibir o corpo humano de acumular gordura. O principal objetivo é sintetizar a pesquisa e transformá-la em remédio.
Pílula contra obesidade
Em Harvard, os pesquisadores estão desenvolvendo uma pílula contra a obesidade. Por meio do acionamento de uma molécula capaz de transformar a gordura branca, considerada ruim em gordura (marrom) que é boa para o organismo. O medicamento está em fase de estudos e deve passar por diversos testes antes de chegar no consumidor final.
O neurotransmissor Nociceptina
Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram um circuito cerebral que regula a alimentação hedônica (motivada pelo prazer) e de seu neurotransmissor, a nociceptina. Este pode ser uma opção de combate mais eficaz contra a obesidade.
Os testes em animais de experimentação, nos quais a nociceptina é inibida, revelaram que estes perdem peso mesmo quando têm acesso a alimentos saborosos e hipercalóricos. A alimentação de ração normal não é afetada. Estudos em seres humanos ainda estão no início.
A Azimute Med oferece apoio e atendimento necessário para pacientes com doenças crônicas através dos nossos programas de suporte. Os casos são acompanhados de forma individual, personalizada e disponibilizamos maior acessibilidade a diagnósticos e tratamentos.
Leia também: Saiba como cuidar da sua saúde mental durante a pandemia do COVID-19
Fontes:
https://abeso.org.br/sbem-nacional-e-abeso-lancam-nova-campanha-do-dia-mundial-da-obesidade/
https://www.thieme-connect.de/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0038-1674888
https://www.thieme-connect.de/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0038-1675093
https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/nociceptina-a-nova-fronteira-no-combate-a-obesidade/
https://catracalivre.com.br/quem-inova/cientistas-estudam-criacao-de-pilula-contra-a-obesidade/
https://www.metropoles.com/saude/cientistas-descobrem-proteinas-que-ajudam-na-queima-de-gordura