Saiba como cuidar da sua saúde mental durante a pandemia do COVID-19

Saiba como cuidar da sua saúde mental durante a pandemia do COVID-19

A Azimute Med se preocupa com o bem estar de todos. Diante do cenário atual, recorrente da pandemia do COVID-19, os cuidados pessoais devem ser redobrados. Abaixo compartilhamos algumas dicas, confira:

Coronavírus e o home office

Diversas empresas adotaram o regime de home office para os seus funcionários. Separamos algumas dicas para você fazer home office sem perder a produtividade e concentração:

Tempo

Ative seus despertadores com os horários de início, almoço e fim de expediente de trabalho.

É importante que a equipe realize frequentemente uma reunião por chamada de vídeo, assim toda a equipe saberá quais são as entregas e as necessidades/prioridades do dia.

Vestuário

É importante tentar resistir à tentação de trabalhar de pijama. Se vista como se estivesse no escritório, isso ajuda o cérebro a “entender” que é hora de trabalho e não de relaxamento, além de evitar surpresas, caso você receba uma chamada de vídeo.

Local

Tente se sentar com postura em um ambiente apropriado, com mesa e cadeira em alturas confortáveis. O ideal é procurar ficar em um cômodo propício para isso, sem televisão e “entra e sai” de outras pessoas.

Poderia usar a mesa de jantar ou da cozinha, lembre-se de desligar a televisão e tirar de vista objetos que possam causar distração.

Computador

Se utilizar um notebook para fazer seu home office, para que ele fique na altura do olhos, vale apoiá-lo em livros empilhados ou alguma caixa, regulando até que a altura fique adequada. 

Alimentação

Pare para comer no seu horário habitual e, antes de começar a trabalhar, deixe uma garrafa de água ao seu alcance. Outra dica é cozinhar durante o final de semana e reservar porções individuais para a hora do almoço. Como por exemplo, você pode reservar porções já lavadas de salada sem tempero para a semana inteira e temperar apenas quando for comer.  Acrescente outras porções como:

Purê de batatas com carne moída;

Arroz com brócolis e filé de frango;

Arroz, feijão e linguiça refogada;

Peixe com legumes cozidos;

Prepare de acordo com as suas preferências, essa é uma forma de otimizar ainda mais o seu tempo durante a semana. Lembre-se de que o acompanhamento nutricional com um especialista é a melhor forma de manter sua alimentação saudável.

 

Fim do expediente

O home office pode trazer bastante comodidade, conforto e flexibilidade, procure relaxar no final do expediente, tente manter disciplina para terminar as pendências no dia seguinte.

Coronavírus e exercícios físicos

A atividade física presente na rotina diária em intensidade leve a moderada pode estimular parâmetros relacionados à imunidade celular e diminuir o risco de infecção.

Confira as dicas para se exercitar durante o isolamento social:

  • A Organização Mundial de Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular;
  • Para manter a sua aptidão cardiovascular, tente andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta e até dançar;
  • Para manter a sua força muscular e equilíbrio, realize alguns exercícios na sua casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo;
  • Algumas atividades lúdicas com as crianças podem ser pensadas para permitir a expressão física (ex. jogo do elástico ou pular corda; dança; videojogos ativos; mini-circuitos, etc). Tais ações promovem a aptidão cardiovascular, a força dos músculos e equilíbrio;
  • Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na mesma posição;
  • Levante-se e ande pela casa enquanto fala ao celular;
  • Coloque o controle da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que quiser utilizar a Tv;
  • Torne o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso, como por exemplo fazer leituras, jogar jogos de tabuleiro e jogos de cartas (atividades com alto estímulo cognitivo).

Atenção: Essas recomendações não dispensam a orientação do médico responsável pelo tratamento do paciente.

Crianças no isolamento social

As crianças também estão sendo afetadas durante essa pandemia. Sem poder sair de casa e gastar energia, os baixinhos podem ficar entediados com facilidade.

Separamos algumas dicas de brincadeiras para estimular as crianças durante o período de confinamento:

  • Caça ao tesouro sensorial: escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça ao pequeno para que encontre os objetos que foram escondidos pela casa. Para aqueles pouco mais velhos, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante;
  • Contar histórias: uma dica para aproveitar os momentos em família é contar histórias.  Você pode escolher o livro preferido do seu pequeno ou inventar uma história, até mesmo criarem juntos;
  • Stop: a brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ser bem legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância, se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estarão garantidas.;
  • Massinha caseira: brincar de massinha é sempre muito gostoso tanto para as crianças quanto para os jovens, além de estimular a criatividade;
  • Strike: você vai precisar de seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão, uma bola de meia ou uma bola de tênis ou do bichinho de estimação. É só organizar os pinos improvisados, encontrar um lugar para fazer a pista e se divertir;
  • Cabo de guerra em almofadas: use alguma base arredondada e macia, como travesseiros ou almofadas, depois é só usar uma corda para brincar de cabo de guerra. Quem sair da base primeiro, perde;
  • Pista de carrinho: estenda o papel pelo chão e prenda-o com fita adesiva, depois desenhe com giz as ruas da pista. Mas, não para por aí: pode desenhar cidades, parques, casas, etc;
  • Pintura sem sujeira: isso parece impossível, mas não é. Compre um saquinho que possa ser lacrado (como ziploc, por exemplo), encha-o com tintas., lacre e prenda suas laterais com fita adesiva (aconselhável passar a fita duas vezes) e em uma cartolina seu pequeno faz desenhos incríveis sem bagunça;
  • Telefone sem fio: mais um clássico das brincadeiras. O telefone sem fio é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa. Ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também;
  • Encaixe de formas: desenhe quadrados, triângulos, círculos, retângulos e várias outras formas numa cartolina com canetinha ou no chão com fita adesiva. Depois, corte papéis coloridos com as mesmas formas de mesmo tamanho e dê para o seu pequeno brincar de encaixar.

Saúde mental durante o isolamento social

Diante da pandemia, o isolamento social pode provocar danos a saúde mental causando pressão psicológica e estresse em grande parte da população. A obrigação do isolamento social pode agravar ou gerar problemas mentais segundo a OMS.

Para auxiliar nos cuidados da sua saúde mental, confira as nossas dicas:

  • Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio” desnecessário de informações. Informe-se com os fatos e não os boatos ou informações erradas. Busque notícias em intervalos regulares no website da Organização Mundial da Saúde;
  • Ajude o próximo,  telefone a seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade enfrentaremos o COVID-19 em união;
  •  O uso de tabaco, álcool ou outras drogas a longo prazo pioram o seu bem-estar físico e mental;
  • Mantenha as rotinas familiares sempre que possível e crie novas rotinas principalmente com as crianças em casa. Pense em atividades lúdicas e pedagógicas. Incentive as crianças a continuarem brincando e se socializando com os outros, mesmo que somente em família durante o período de isolamento social;
  • Os idosos especialmente em isolamento social podem se tornar ansiosos, estressados, com raiva, agitados e distanciados durante a quarentena. Dê amor, carinho e atenção extra. Certifique-se de que seus medicamentos estão disponíveis para uso. 

Cuidar da sua saúde mental e da sua família é essencial neste momento para que todos possam passar por essa pandemia de forma saudável. 

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