Blog

Saúde Mental na atualidade

O termo saúde mental vai além das doenças mentais como normalmente imaginávamos ao escutar algo sobre o assunto. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental pode ser compreendida como “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com as tensões normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”, ou seja, saúde mental não está relacionado apenas a saúde física.

A definição acima pode ser interpretada para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional do indivíduo. Como ele reage no dia a dia, como lida com suas emoções, ideias, o modo que aprecia a vida e procura um equilíbrio psíquico em meio as suas atividades.

Pensando no modelo biopsicossocial, esse conceito mudou o que se entende por saúde física e mental, considerando aspectos biológicas, psicológicos e sociais, diferente do modelo biomédico, que focava apenas na parte biológica, onde a saúde era ausência de doença. Portanto, a saúde mental abrange nossa integridade emocional, psicológica e social. O conceito de saúde é definido pela OMS como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doenças ou enfermidades”. O bem-estar físico completo é uma busca inalcançável e deve ser pensado como meta, já que ter saúde não significa necessariamente não ter nenhuma doença, desde que a doença não afete o equilíbrio entre nosso organismo e o ambiente.

A pandemia da COVID-19 tirou a nossa liberdade de ir e vir e afetou nosso convívio social, trazendo várias limitações. Boa parte da população tem se sentido mais ansiosa desde o início da pandemia e do trabalho home office. Dedicamos grande parte do nosso tempo em nossos trabalhos, o confinamento tem trazido jornadas mais longas, incertezas sobre o amanhã, preocupações de desemprego, perdas de entes queridos, além do medo que as pessoas sentem da possibilidade de serem infectadas, tudo isso têm afetado a saúde mental e refletindo negativamente na produtividade das pessoas, baixa atenção, problemas pessoais e profissionais.

Saúde mental é importante em todas as fases da vida, da infância à adolescência até a vida adulta. Para isso é importante reduzir fatores de risco e condições que afetem de maneira negativa a sua saúde mental, pois uma boa saúde física que previne o desenvolvimento de doenças mentais.

Pensando nisso, a Azimute Med iniciou alguns trabalhos focando na saúde de seus colaboradores como:

  • Ginástica Laboral
  • Palestras sobre Saúde Emocional
  • Palestra de Nutrição
  • Palestra Setembro amarelo

Essas atividades têm o objetivo de cuidar da saúde dos nossos colaboradores e incluir hábitos saudáveis no dia a dia.

Como ter uma boa saúde mental?

  • Praticar de exercícios físicos;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Dormir bem;
  • Evitar uso consumo de álcool, tabaco e drogas;
  • Estar bem consigo mesmo;
  • Saber lidar com as tensões e exigências da vida;
  • Cuidar das emoções e sentimentos, reconhecer seus limites;
  • Não hesite em buscar ajuda, quando necessário;
  • Dedicar um tempo ao lazer.

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde

Por Juliana Souza da Silva, RH da Azimute Med