Serviço de atendimento ao cliente: quais tipos existem?

Serviço de atendimento ao cliente: quais tipos existem?

No final da década de 70 e início de 80, surgem as primeiras iniciativas de instalação dos SAC no Brasil, um serviço que visa auxiliar o usuário na resolução de problemas ou tirar dúvidas de uma forma rápida e eficiente. Por isso, realizar um bom atendimento de SAC é muito mais do que apenas seguir protocolos e scripts.

Com o passar dos anos e aumento da demanda, notou-se que o consumidor queria algo mais, como sugerir, opinar, reclamar e resolver um problema após adquirir produtos ou serviços das organizações.

Abaixo destacamos a evolução dos serviços de SAC:

SAC Tradicional

O SAC Tradicional é o atendimento realizado por telefone, no qual as equipes são treinadas a seguirem scripts prontos para atender os consumidores.

Esse tipo de atendimento, se não for bem implantado, tem grande chance de se tornar ineficiente, visto que é comum clientes esperarem muito tempo no telefone ou serem transferidos diversas vezes até resolver a situação.

É importante que, se os atendimentos forem realizados 100% via telefone, os clientes saiam sem nenhum problema e estejam satisfeitos com o suporte oferecido.

 SAC 2.0

O SAC 2.0 é também conhecido como o SAC online e, como o próprio nome sugere, o atendimento ocorre pelos canais digitais, abarcando as redes sociais. Nessa modalidade, o cliente possui voz ativa, por isso, é necessário haver a interação com a empresa, prezando sempre pela praticidade. Esse modelo é utilizado por marcas que vendem produtos e a maioria das dúvidas se concentram em relação aos valores, características e prazo de entrega.

Mais do que uma forma de atendimento, trata-se também de uma possibilidade de promoção da marca, já que este tipo de SAC também prevê a criação de conteúdos de qualidade, que gera valor por meio das redes sociais. O SAC 2.0 é uma evolução do SAC tradicional, onde há uma preocupação com experiência do consumidor e visa uma conversa real, diferenciando-se de atendimentos tradicionais.

SAC 3.0

Naturalmente, o SAC 3.0 pressupõe uma evolução da modalidade anterior, conhecido também como omnichannel. Atualmente, na Indústria 4.0, caracterizada pelo Big Data, computação em nuvem e coleta de dados, essas características são utilizadas nos atuais modelos de negócios.

O SAC 3.0 tem como objetivo a análise de dados, conhecer as oportunidades do meio digital e automatizar o atendimento. Este SAC usa a tecnologia para entender o consumidor oferecendo uma comunicação personalizada e automatizada. Trata-se, portanto, de uma modalidade que abarca a evolução de relacionamento entre marcas e consumidores, por meio do uso de dados e automações com a ajuda de robôs, para dinamizar o atendimento e criar padrões de respostas.

SAC Humanizado

O SAC humanizado responde a uma demanda também encontrada na Indústria 4.0: a personalização. Clientes já não querem mais um atendimento massivo, que desconsidere as suas características particulares. Nesse sentido, tornou-se necessário conhecer mais a fundo produtos e serviços bem como as necessidades dos consumidores, de forma a solucionar os problemas e atender às expectativas individuais.

Diante disso, é fundamental conhecer o cliente, entregando as melhores experiências de atendimento, para que ele se torne um promotor da marca. Além de contar com as características mencionadas do SAC Tradicional, 2.0 e 3.0, o atendimento humanizado oferece soluções de forma ágil, sempre priorizando atenção e carinho durante o processo. Para um atendimento eficiente, é necessário que o cliente se sinta amparado e tenha uma ótima experiência.

A Azimute Med e o serviço de SAC Humanizado

A Azimute Med vem desenvolvendo um trabalho de SAC diferenciado e humanizado. Nossa preocupação é atender todas as necessidades e sanar dúvidas do consumidor, tendo como premissa o atendimento o carinho, atenção e empatia.

Estamos revolucionando este formato de atendimento, oferecendo profissionais 100% qualificados e especializados na área da saúde para realizar o atendimento direto. O SAC Humanizado da Azimute Med, é muito diferente do SAC tradicional, 2.0 e 3.0.

O segredo para se ter um SAC Humanizado é investir em pessoas, ter um time engajado com a causa, que se dedica pela excelência no atendimento e se preocupa em sanar o problema do cliente. Esse é o serviço que a Azimute Med entrega.

Confira o depoimento de uma especialista em SAC Humanizado da Azimute Med:

Se você tem alguma dúvida sobre o serviço ou quer saber mais detalhes dos processos, preencha esse formulário que entraremos em contato!

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