Teleconsulta – um benefício para médicos e pacientes
A telemedicina, que antes não era tão popular e utilizada no país por uma questão regulatória, está sendo cada vez mais utilizada no cenário de pandemia.
A necessidade de atendimento a distância, por conta da COVID-19, fez com que o Ministério da Saúde publicasse no Diário Oficial da União a Portaria Nº 467, a regularização de atendimentos médicos a distância. O governo espera que com essa nova medida, a propagação da doença seja reduzida.
A telemedicina está liberada para ser usada como: atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico em atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.
O Conselho Federal de Medicina ainda estabelece que a primeira consulta deve ser presencial. No caso de doenças crônicas, devem ocorrer a cada 120 dias no máximo. Já no caso de lugares de difícil acesso, como florestas, navios, reservas indígenas, a consulta pode ser feita virtualmente.
Para entender melhor como a plataforma da Azimute Med pode ajudar nesse caso, leia o conteúdo até o final.
O consultório virtual ajuda na manutenção do tratamento
No cenário de COVID-19, os profissionais da saúde vêm lidando com volumes baixos de atendimentos, seja por consultas desmarcadas ou por manter os consultórios fechados, afinal, a locomoção do o paciente até a clínica ou hospital aumenta o risco de exposição ao vírus.
Para não deixar o paciente sem atendimento e o médico sem clinicar, a Azimute Med lançou no início de maio de 2020 uma plataforma virtual que facilita o relacionamento entre médicos e pacientes e promove o acesso à saúde por meio de um consultório virtual.
Nessa plataforma, o médico pode fazer um cadastro gratuito e a partir daí, ter acesso restrito e confidencial a um painel de agendamentos online. O calendário fica disponível para que ele possa visualizar seus atendimentos agendados e o usuário também pode criar novos agendamentos de consulta, veja como é simples:
- O médico ou outro profissional de saúde realiza um cadastro na plataforma;
- Depois de ter o perfil habilitado, esses usuários poderão ter acesso ao agendamento de consultas online;
- Clicando no botão “novo” é só seguir intuitivamente, pois a plataforma possui interface simples;
- Feito o agendamento, o paciente receberá por e-mail o link para realizar a consulta online.
Vantagens do Atendimento a Distância
Portanto, podemos dizer que a plataforma Atendimento a Distância funciona como uma ponte que liga profissionais de saúde aos pacientes, sendo vantajoso em vários casos:
- O paciente não se desloca até o consultório;
- Eficiência no acompanhamento para o paciente;
- O paciente tem apoio para tirar dúvidas do seu quadro clínico;
- Minimização de doenças contagiosas;
- Diminuição de fluxo no atendimento presencial nas instituições de saúde;
- Garante a prescrição e seguimento do tratamento médico;