Teleconsulta – um benefício para médicos e pacientes

Teleconsulta – um benefício para médicos e pacientes

A telemedicina, que antes não era tão popular e utilizada no país por uma questão regulatória, está sendo cada vez mais utilizada no cenário de pandemia
A necessidade de atendimento a distância, por conta da COVID-19, fez com que o Ministério da Saúde publicasse no Diário Oficial da União a Portaria Nº 467, a regularização de atendimentos médicos a distância. O governo espera que com essa nova medida, a propagação da doença seja reduzida.
A telemedicina está liberada para ser usada como: atendimento pré-clínico,  suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico em atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada. 
O Conselho Federal de Medicina ainda estabelece que a primeira consulta deve ser presencial. No caso de doenças crônicas, devem ocorrer a cada 120 dias no máximo. Já no caso de lugares de difícil acesso, como florestas, navios, reservas indígenas, a consulta pode ser feita virtualmente. 
Para entender melhor como a plataforma da Azimute Med pode ajudar nesse caso, leia o conteúdo até o final.

O consultório virtual ajuda na manutenção do tratamento

No cenário de COVID-19, os profissionais da saúde vêm lidando com volumes baixos de atendimentos, seja por consultas desmarcadas ou por manter os consultórios fechados, afinal, a locomoção do o paciente até a clínica ou hospital aumenta o risco de exposição ao vírus.
Para não deixar o paciente sem atendimento e o médico sem clinicar, a Azimute Med lançou no início de maio de 2020 uma plataforma virtual que facilita o relacionamento entre médicos e pacientes e promove o acesso à saúde por meio de um consultório virtual.
Nessa plataforma, o médico pode fazer um cadastro gratuito e a partir daí, ter acesso restrito e confidencial a um painel de agendamentos online. O calendário fica disponível para que ele possa visualizar seus atendimentos agendados e o usuário também pode criar novos agendamentos de consulta, veja como é simples:
  • O médico ou outro profissional de saúde realiza um cadastro na plataforma;
  • Depois de ter o perfil habilitado, esses usuários poderão ter acesso ao agendamento de consultas online;
  • Clicando no botão “novo” é só seguir intuitivamente, pois a plataforma possui interface simples;
  • Feito o agendamento, o paciente receberá por e-mail o link para realizar a consulta online.

Vantagens do Atendimento a Distância

Portanto, podemos dizer que a plataforma Atendimento a Distância funciona como uma ponte que liga profissionais de saúde aos pacientes, sendo vantajoso em vários casos:
  • O paciente não se desloca até o consultório;
  • Eficiência no acompanhamento para o paciente;
  • O paciente tem apoio para tirar dúvidas do seu quadro clínico;
  • Minimização de doenças contagiosas;
  • Diminuição de fluxo no atendimento presencial nas instituições de saúde;
  • Garante a prescrição e seguimento do tratamento médico;
Outro benefício é o sigilo entre médico e paciente, pois as consultas não são gravadas e somente o médico tem acesso às informações dos pacientes.
Como somente o médico ou a sua secretária podem realizar o cadastro, o paciente recebe um link único que consegue acessar por segurança, uma única vez.
A Azimute Med ou o cliente que patrocina esta iniciativa não tem acesso aos dados dos pacientes, seguindo todos os critérios recomendados pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Dessa forma, o consultório virtual da Azimute Med vem contribuindo com a proteção à saúde da população brasileira, garantindo que médicos continuem realizando seus atendimentos de forma remota. Um computador ou celular com conexão com a internet são suficientes para que o médico continue a clinicar.
Para saber mais sobre o nosso sistema, conheça o Atendimento a Distância, clique aqui e acesse!
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